terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

A Farsa de um Prêmio de Fotografia

Atenção fotógrafos!

Infelizmente a empresa OITO Agência de Projetos escolheu, junto com o seu cliente – A Empresa Brasiliense de Turismo - a forma mais picareta, enganosa e equivocada de formar, ou adquirir, um Banco de Imagens sobre Brasília.

Como fotógrafo profissional sinto-me ultrajado e expropriado, pois, em vez de adquirir junto aos profissionais de fotografia da cidade, a empresa que se intitula “Agência de Projetos”, parte para a realização de um concurso fotográfico dissimulado, que na verdade tem a intenção de adquirir fotos para o que eles nomeiam “patrocinadores do prêmio”, com cessão de direitos autorais por cinco anos. E o prêmio é vergonhosamente patrocinado pela Brasiliatur e pelo GDF, órgãos do poder público que deveriam estar atentos a essas questões.

Observem o Texto do site sobre o Prêmio e as questões dos Direitos Autorais - http://www.premiobrasiliaceuaberto.com.br/index.php?secao=secoes.php&sc=101&id=29&url=&sub=MA==

O prêmio de fotografia “Brasília Céu Aberto” foi criado com a intenção de presentear Brasília e formar um banco de imagens para valorizar e incentivar o reconhecimento da cidade, que também é patrimônio histórico e cultural da humanidade e, por meio das exposições, mostrar ao Brasil e ao mundo aspectos únicos da Capital Federal.

A cessão de uso das imagens inscritas no prêmio está prevista para o prazo de 60 meses e segue a Lei 9610 do Direito Autoral, onde é necessário determinar o prazo de uso da imagem, os meios onde serão veiculadas e o direito aos créditos para o uso da mesma.

(grifo nosso – Só esqueceram de registrar que teriam que pagar pelos direitos autorais de todas as fotos inscritas, já que no regulamento, no ato de inscrição, o fotógrafo cede os direitos autorais para a OITO pelo prazo de cinco anos, sem determinar os tipos e formas de utilização das fotografias, sem determinar as mídias e veículos e sem determinar as abrangências das utilizações, se regional, nacional, internacional – Ver o Art. 28 do regulamento)

O regulamento e contrato do prêmio de fotografia “Brasília Céu Aberto” segue as exigências da Lei determinando o prazo de 60 meses para o uso da imagem
(cláusula 6º do contrato), os meios onde serão veiculadas (cláusula 4º do contrato) e a determinação do uso dos créditos (cláusula 3º do contrato).

(grifo nosso – No site não localizamos a minuta de tal contrato)

O direito de uso das imagens pertencerá a OITTO Agência de Projetos LTDA que poderá ceder aos patrocinadores do Prêmio, hoje a BRASILIATUR (Empresa do GDF), bem como ao próprio GDF e a outros futuros patrocinadores, tendo em vista que ainda não encerramos a captação de recursos para execução do prêmio. O direito da imagem cedido a OITO através da inscrição não é exclusivo, podendo a foto inscrita ser utilizada para outros fins.

Chama a atenção também como a Agência consegue espaço na mídia local. Mídia essa, que se apresenta incapaz de refletir sobre o que acontece e reproduzem, sem ouvir os profissionais de fotografia da cidade, releases sobre o chamado Prêmio de Fotografia, cumprindo o papel de meros repetidores de releases de assessorias de imprensa.

Gostaria de chamar os fotógrafos que compreendem a questão da mesma forma, que se manifestem e demonstrem suas indignações como mais um ato equivocado sobre o mercado profissional da fotografia em Brasília.

Para reforçar e ilustrar os argumentos que apresento, ressalto alguns pontos do regulamento que deixam claro a picaretagem do mesmo. A integra do regulamento esta no link http://www.premiobrasiliaceuaberto.com.br/index.php?secao=secoes.php&sc=97&sub=MA== :

Prêmio de Fotografia 2008
“Brasília Céu Aberto”


I – DA PROMOÇÃO E REALIZAÇÃO

Art.1 - O prêmio de fotografia 2008 – “Brasília céu aberto” é uma iniciativa da OITO Agência de projetos.

II – DOS OBJETIVOS

Art.2 - Incentivar a produção da arte fotográfica, promover o cenário da capital federal e formar um banco de imagens da cidade que será cedido aos patrocinadores do prêmio.

V - DAS CATEGORIAS

Art.6 – O prêmio “BRASÍLIA CÉU ABERTO”, apresenta 8 (oito) categorias para inscrição:

Categoria 1 - Arquitetura
Categoria 2 - Comportamento
Categoria 3 - Cultura
Categoria 4 - Esportes
Categoria 5 - Lazer
Categoria 6 - Natureza
Categoria 7 - Política
Categoria 8 – Social

VI - DAS INSCRIÇÕES

2-Termo de Cessão de direito da imagem pelo período de 60 (sessenta) meses (disponível no site www.premiobrasiliaceuaberto.com.br) preenchido e assinado;

(grifo nosso – o patrocinador e cliente da OITO terá o direito de uso da imagem por 5 (cinco) anos. Talvez nesse item esteja a maior picaretagem do prêmio. Eles estão pagando prêmios no valor de R$ 100.000,00 para utilizar quantas fotos forem inscritas, remunerando apenas 24 fotógrafos premiados, e com direitos cedidos por todos os participantes para utilização das fotos por período de 5 (cinco) anos. Quantos fotógrafos vão se inscrever no prêmio, 100, 200, 500, o que seja. E quantos fotógrafos vão ser devidamente remunerados para ceder suas fotos para a OITO e para os patrocinadores ).

IX – DA PREMIAÇÃO

Art.21 – Serão atribuídos 3 (três) prêmios por categoria, sendo:
Primeiro lugar – R$ 8.000,00 (oito mil reais) por categoria.
Segundo lugar – R$ 3.000,00 (três mil reais) por categoria.
Terceiro lugar – R$ 1.500,00 (mil e quinhentos reais) por categoria.

Art.22 – Os Prêmios serão excludentes. Sendo assim, cada participante poderá ganhar apenas um prêmio, mesmo concorrendo em diversas categorias.

Art.23 – Todos os 10 (dez) finalistas receberão certificado de participação do Prêmio de Fotografia – Brasília Céu Aberto.

XI – DISPOSIÇÕES GERAIS

Art.28 – Todas as fotos remetidas ao concurso, conforme Termo de acordo do formulário de inscrição, terão seu direito de uso cedido à OITO Agência de Projetos pelo seu proponente, podendo ser utilizada conforme as cláusulas do TERMO.

(grifo nosso – Outro ponto de extrema picaretagem, mesmo as fotos não premiadas, já que serão as únicas efetivamente remuneradas, estão com os seus direitos cedidos para a OITO e para os patrocinadores durante o período de 5 (cinco) anos)

Art.30 – O ato da inscrição implica em automática concordância com os termos desse regulamento.

(grifo nosso – Feito a inscrição o fotógrafo estará aceitando passivamente todas essas implicações)

14 comentários:

Anônimo disse...

É isso ai. Concordo com vocês.
Tiago Ramos

Anônimo disse...

O que mais chama a atenção e o sindicato dos fotografos professionais apoiar esata ideia, pois a ele deveria caber o papel de incentivador e preservador dos direitos autorais dos fotografos.
Bem quen quiser dar as suas fotos de graça para serem usadas devem ser os provaveis ganhadores.

Darpan

Anônimo disse...

É inacreditavel, eles achão que a gente vive de amor e agua fresca! Eu encaminhei seu blog, Eraldo, para que pelo menos os professionais da cidade se mobilisam,nos não podemos sustentar esse tipo de coisa.

Olivier Boëls

Anônimo disse...

Concordo com vocês. Eles vão ter um acervo danado para usar em publicidade,pagando apenas aos vencedores. Nem o corpo de jurados eles falaram qual seria.
Um abraço
Débora Amorim

Anônimo disse...

Concordo com vocês. Eles vão ter um acervo danado para usar em publicidade,pagando apenas aos vencedores. Nem o corpo de jurados eles falaram qual seria.
Um abraço
Débora Amorim

Anônimo disse...

Sugiro que os incomodados com os termos desse concurso, dentre os quais eu mesmo me incluo, manifestem claramente seu descontentamento diretamente à organização do prêmio e aos seus patrocinadores.
Lembro ainda que o patrocínio desse prêmio é feito pelo GDF, ou seja, é feito com dinheiro público fruto do pagamento de nossos impostos.

Oito ag. de projetos: (61) 3486.8588
http://www.premiobrasiliaceuaberto.com.br/index.php?secao=secoes.php&sc=4&sub=MA==&url=contato.php

Sinfoc: (61) 3326.1349
http://www.sinfoc.org/?secao=secoes.php&sc=4&sub=MA==&url=contato.php

Sec. de Cultura do DF: (61) 3325.5204
http://www.sc.df.gov.br/paginas/fale_conosco/fale_conosco.php

Os endereços eletrônicos estão disponíveis também nos sites dos realizadores e patrocinadores.

anderson schneider
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Anônimo disse...

Concordo com vocês!
O lance é fazer um boicote público
para que essa vergonha não aconteça. Ainda mais com dinheiro público!
Estou dentro de qualquer manifestação ou abaixo assinado ou qualquer coisa que for acontecer contra essa falta de desonestidade que impera nas questões de direitos autorais de imagens.

abraços
andré ventorim
ateliê 14
brasília

Anônimo disse...

Rinaldo Morelli falou:

Vms nos unir e fazer um protesto, tipo carta aberta aos fotógrafos de Brasiia, a ser publicado no Correio Brasiliense no próximo domingo???

Anônimo disse...

Concordo plenamente com vocês.
Acho um absurdo a desvalorização do profissional. O pior é que eles conseguem um monte de fotos inscritas de amadores que não têm conhecimento sobre Direitos Autorais, e se empolgam com o prêmio.
Eles estão ludibriando as pessoas.

Assino embaixo a qualquer manifestação que alerte a desonestidade escondida por tras deste concurso.

Um abraço,

Eliane Discacciati

Anônimo disse...

Infelizmente não é só esse concurso que atua dessa forma. É comum fotos inscritas em concursos terem seus direitos de uso transferidos e comporem bancos de imagem. Por isso, quando me inscrevo em tais concursos, dou como “perdida” a imagem inscrita. Sugiro duas atitudes. Primeiro: se não concorda com o regulamento, não participe! Segundo: faça várias versões da mesma imagem com pequenos crops diferenciados ou tire várias fotos do mesmo tema com pequenas mudanças no enquadramento. Assim, será possível utilizar a “mesma” foto para diversos fins.

Anônimo disse...

Caro Anônimo,
a questão não é ter outra foto parecida para utilizar depois, a questão é a má fé utilizada pela organização e pelos patrocinadores para se apropriarem das imagens dos fotógrafos amadores ao mesmo tempo prejudicando os profissionais.

Comensais intolerantes disse...

este tipo de concurso é uma verdadeira praga.
na Photosyntheis saiu uma boa matéria sobre este assunto:

http://www.photosynt.net/ano2/03pe/trombone/29_concursos/index.htm

Abs

Anônimo disse...

Não é de se estranhar, por trás da Oito está o empresário Marcelo Cabrera, que é famoso por atitudes como essa.

Anônimo disse...

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