sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Mais uma prática equivocada no mercado fotográfico de Brasília

Fotógrafos, fiquem atentos!

Tem uma empresa de nome Exemplus, que faz contato por uma pessoa de nome Arthur Pedreira, que se identifica como o responsável por um projeto junto ao Iphan para catalogar e identificar toda a produção áudio visual, e aí incluindo os fotógrafos, sobre as festas da Folia do Divino de Pirenópolis.

Quando questionei sobre como é o processo, ele informa que a Exemplus foi contratada pelo Iphan para fazer esse trabalho. Mas, informa que não tem verba para pagar os fotógrafos e solicita que enviemos para eles as nossas fotos e que eles vão dar os créditos.

Estranho esse procedimento. Primeiro, porque a empresa Exemplus foi contratada e não fez a previsão de verba para a aquisição das imagens junto aos fotógrafos. Segundo, porque querem que enviemos nosso material sem remuneração, e se esquecem que dar o crédito do fotógrafo é obrigação por Lei e não um benefício.

Ofereci então que, ao contrário de enviar as fotos, poderia enviar um relatório sobre todas as fotografias que tenho da Folia do Divino. O que não foi aceito.

Quando fiz esses questionamentos, fui informado que então não constaria do levantamento deles como fotógrafo que detém imagens da Folia do Divino de Pirenópolis.

Um absurdo!! Uma ameaça descabida - Só vou constar do levantamento deles se der as fotos de graça. E quem são eles para determinar ou definir quem detém ou não acervo fotográfico sobre a Folia do Divino.

Como posso pegar mais de dez anos de trabalho acompanhando e documentando a Folia do Divino e simplesmente entregar dessa forma.

O que se pretende com isso? Como o Iphan pode aceitar tal prática de trabalho?

Cuidado, eles vão procurar outros fotógrafos e fazer a mesma proposta.

Um comentário:

Eraldo Peres disse...

O Iphan se posicionou junto ao autor, expressando sua preocupação com a situação e garantindo que vai tomar conhecimento dos fatos.
O Iphan de Pirenópolis é o responsável pelo projeto e pelas contratações, sendo superviosionado pelo Iphan nacional.

Eraldo Peres