domingo, 2 de março de 2008

Celebrações do Velho Chico

Grupo de Folia de Reis em zona rural de Pirapora/MG

Eraldo Peres incia novo projeto de documentação da cultura popular brasileira. A viagem cultural pelas cidades ribeirinhas do Rio São Francisco começa com projeto piloto na cidade de Pirapora, Minas Gerais.

O projeto objetiva realizar pesquisa, documentação fotográfica e registro de depoimentos de mestres foliões das celebrações e festas tradicionais realizadas nas cidades ribeirinhas do São Francisco. Trabalhando com as cidades dos ciclos históricos de ocupação, do surgimento das cidades portuárias e dos ciclos econômicos que dominaram os processos de integração e povoamento das margens do Rio.

Em sua primeira fase, o projeto concentra suas ações em trabalho piloto, ralizadas a partir de Dezembro de 2007 na cidade de Pirapora, importante centro histórico, comercial e de transporte, localizada nas margens mineiras do Rio São Francisco.

Essa fase piloto pretende realizar o projeto em escala menor, podendo-se desenvolver a pesquisa e a documentação fotográfica, acumulando conhecimentos e experiências que servirão como base para a realização completa do projeto.

Após conclusão e sistematização da etapa piloto, prevista para o segundo semestre de 2008, os proponentes irão definir as linhas de patrocínio do projeto.

Grupo de Folia de Reis Garça Branca, Pirapora/MG

Um comentário:

Anônimo disse...

parabens pelo blog...
Na musica country VIRGINIA DE MAURO a LULLY de BETO CARRERO vem fazendo o maior sucesso com seu CD MUNDO ENCANTADO em homenagem ao Parque Temático BETO CARRERO WORLD em PENHA/SC. Asssistam no YOUTUBE sessão TRAPINHASTUBE, musicas como: CAVALEIRO DA VITÓRIA, MEU PADRINHO BETO CARRERO, ENTRE OUTRAS...
VIRGINIA DE MAURO a LULLY é o sonho eterno de BETO CARRERO e a mão de DEUS.